2 Dicas Fundamentais para um Detox Emocional

Paul Ekman é um dos maiores estudiosos do mundo no assunto emoções. Estudamos seu trabalho no Curso de Psicologia Budista, pois ele se especificou em importantes detalhes do funcionamento das emoções após encontros com o Dalai Lama. (saiba mais sobre o curso em www.cienciameditativa.com)
Dalai Lama e Paul Ekman em discussões científicas sobre o efeito da meditação.
Paul Ekman é mentor do diretor dos estudos sobre emoções da Universidade de Berkeley, Dacher Keltner, que orientou a equipe da Pixar no filme Divertida Mente, sobre como as emoções poderiam ser representadas. Em sua análise, em comparação ao que é comprovado pelas recéms pesquisas da neurociência, a acuracidade do filme é de 9, em uma escala até 10.
Segundo o novo filme da Disney/Pixar, temos 5 emoções básicas que comandam a sala de controle da nossa mente. Originalmente, nos trabalhos pesquisados pela equipe de animação, apresentou-se 6 emoções de base. Porém, para que o enredo melhor se adaptasse, uma delas foi retirada.
Saiba mais sobre a relação do filme e a Psicologia Budista, nesta aula introdutória do curso:  https://youtu.be/RUjhkfAIDjo
Estas 5 emoções se inter-relacionam para o melhor funcionamento da nossa personalidade, memória e comportamento. Na Pscologia Budista fala-se em formações mentais, e são elas 51 fundamentais. Mas uma delas tem especial poder de cura. A formação mental chamada Mindfulness, que significa, mente atenta.
A mente atenta tem a condição de entender, acolher e exercitar a compreensão sobre cada uma das outras emoções, escutando suas mensagens, entendendo suas origens e diminuindo a intensidade das mesmas, quando necessário, especialmente nos casos das emoções negativas.
Para que esta esta estratégia sempre possa funcionar, 2 dicas são fundamentais para estarmos mais preparados para as diferentes emoções que possamos sentir:
1- Estimule seu lado positivo
Emoções, ações positivas e alegres, nos mantém mais tranquilos e nos possibilitam entender melhor nossos acontecimentos do universo interior.
2- Olhar contemplativo
Desenvolva atividades que desenvolva o olhar de observação, com caminhar, yoga, correr ou meditar, estas práticas lhe darão mais chance de olhar para as emoções quando isto se fizer necessária.
Para saber mais sobre este assunto, olhe no site do Ciência Meditativa sobre Programação da Mente, ou o Curso de Psicologia Budista. (www.cienciameditativa.com)
Vitor Caruso Jr. e um de seus encontros com o Dalai Lama, vários anos de estudo.


Por Vitor Caruso Jr. em Julho de 2015